Lojas espanholas com queda de vendas de 8,4% em Outubro

Queda acumulada desde Janeiro é de 6,3%. Banco de Espanha prevê continuação da recessão até final do ano.

Foto
Marcelo del Pozo/ Reuters

O comércio a retalho em Espanha caiu 8,4% em Outubro face ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados revelados esta quarta-feira pelo INE de Espanha. Desde o início do ano, a queda foi de 6,3%, segundo valores a preços constantes.

A queda na venda de combustíveis foi ainda mais forte do que no comércio a retalho em geral, tendo alcançado 11,2% (9,5% desde o início do ano até ao fim de Outubro). A queda no equipamento para o lar foi mais intensa: 14,9% homólogos em Outubro e 10,1% nos primeiros dez meses de 2012.
 

As vendas na alimentação registam o recuo menor entre as categorias divulgadas pelo Instituto de Estatística espanhol, de 3,1% em Outubro e 2,2% desde o início do ano. Sem esta componente, o recuo em Outubro foi de 11,6%, sendo de 8,7% desde o início do ano.

Os dados avançados pelo INE espanhol demonstram que, no segundo mês após a entrada em vigor do novo aumento do IVA, o consumo das famílias mantém-se débil, num contexto de recessão que se prolonga desde finais de 2011. Todos os níveis de distribuição marcaram quedas em Outubro, ainda que as grandes superfícies tenham limitado a sua descida a 2,6%.

Estes valores são consistentes com a previsão do Banco de Espanha, no seu Boletim Económico divulgado esta quarta-feira, de que a economia do país continue a contrair-se nos últimos meses do ano por ter já terminado o efeito da antecipação de compras que aconteceu devido ao aumento do IVA em Setembro.
 

Sugerir correcção
Comentar