Lista da Segurança Social reforçada com mais 5365 novos devedores

Dívida total ultrapassa os 414 milhões de euros.

Foto
Terceira fase da lista de devedores será publicada em Dezembro. José Maria Ferreira

O Governo actualizou nesta sexta-feira a lista de devedores à Segurança Social que passou a integrar 5365 novos contribuintes, representando um valor total em dívida de 414,6 milhões de euros.

De acordo com a informação divulgada pelo Ministério do Trabalho, o número total divide-se em 2397 contribuintes da segunda fase e 2968 contribuintes da primeira fase, que foram notificados pela segunda vez.

A lista de devedores agora actualizada inclui pessoas colectivas com dívidas entre os 10 mil e os 50 mil euros (segunda fase) que, tendo sido notificadas, não tenham regularizado a respectiva situação contributiva.

Por outro lado, é ainda actualizada a lista relativa aos devedores da primeira fase. Em causa estão pessoas singulares com dívidas superiores a 25 mil euros e pessoas colectivas com dívidas superiores a 50 mil euros, que foram notificadas pela segunda vez por não ter sido levantada, no decurso da primeira fase, a primeira notificação.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social relançou em Junho a lista de devedores à Segurança Social que estava suspensa desde Agosto de 2013. A divulgação dos nomes dos maiores devedores é um dos objectivos do plano de combate à fraude e evasão contributiva apresentado pelo Governo em meados de Maio.

O ministério lembra, numa nota divulgada nesta sexta-feira, que a lista integra devedores que, por ter terminado o prazo de pagamento voluntário sem terem cumprido as suas obrigações e, no prazo e termos legais, não terem requerido e enquadrado o pagamento da dívida em prestações, prestado garantia ou requerido a sua dispensa, não têm a sua situação contributiva regularizada.

A lista de devedores foi publicada em 21 de Junho de 2016 com 1798 contribuintes devedores, dos quais 44 já regularizaram a sua situação contributiva, num montante de dívida de perto de 1,3 milhões de euros. Nesta altura havia dez empresas no topo dos maiores devedores: quatro do sector têxtil, quatro da construção, uma da área dos espectáculos e outra do sector das limpezas, com dívidas entre um milhão e cinco milhões de euros. 

A terceira fase da lista será publicada em Dezembro de 2016, abrangendo as pessoas singulares com dívidas compreendidas entre os 7500 euros e os 25 mil euros.

A nota do ministério diz ainda que a partir da terceira fase, todo o universo de contribuintes devedores passará a estar abrangido, procedendo-se a partir de Janeiro de 2017 a uma actualização mensal da lista de devedores à Segurança Social, com a inclusão dos novos devedores.

Os contribuintes devedores que integrem a lista de devedores são excluídos da mesma logo que regularizem a sua situação contributiva, uma vez que o processo de actualização é dinâmico, esclarece o documento.

Sugerir correcção
Comentar