Lisboa fecha com pior registo da Europa e cai mais de 2%

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI 20, encerrou hoje a cair 2,25 por cento, o pior desempenho entre as principais praças europeias, com 17 empresas a registarem quedas.

Apesar do sentimento negativo da bolsa portuguesa, esta foi uma sessão com boa liquidez, com 89,6 milhões de acções a trocarem de mãos, no valor aproximado de 260 milhões de euros, duplicando o registo das últimas sessões.

O sector energético e a banca empurraram a bolsa. A EDP perdeu 3,6 por cento para 2,8 euros e EDP Renováveis - a segunda empresa que mais caiu - recuou 4,8 por cento para 5,5 euros. A Galp também registou perdas, mas menores, de 0,5 por cento para 13,2 euros.

O BES foi a terceira empresa que mais caiu, perdendo 4,5 por cento para 3,7 euros. O BCP perdeu 3,8 por cento e o BPI 3,2 por cento.

A Portugal Telecom, a Cimpor e a Jerónimo Martins foram as únicas empresas cujas acções valorizaram.

A contribuir para estes resultados negativos da bolsa de Lisboa estão as previsões do Fundo Monetário Internacional, que diminuem o crescimento económico para 0,3 por cento este ano, valor que é menos de metade da previsão do Governo (de 0,7 por cento), e que apontam para um aumento do desemprego para 11 por cento, este ano.

Apesar disto, o mesmo organismo considerou que Portugal e a Grécia não são os maiores perigos para a zona euro, desde que continuem a “redireccionar significativamente o seu crescimento da procura interna para a procura externa e corrigir défices orçamentais significativos”, disse Jörg Decressin, director associado do FMI, na conferência de imprensa que seguiu a apresentação do ‘World Economic Outlook’.

Sugerir correcção
Comentar