Lisboa e Berlim assinam acordo para incentivar emprego jovem

Protocolo permite a jovens portugueses fazer formação profissional ou estágios na Alemanha

Foto
Álvaro Santos Pereira assina acordo para mobilidade jovem em Berlim Daniel Rocha

Portugal e Alemanha assinam, nesta terça-feira em Berlim, um acordo de cooperação para ampliar a mobilidade e o intercâmbio, sobretudo de jovens, ao nível do emprego, dos estágios profissionais e da formação profissional.

Este acordo será assinado pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e pela sua homóloga alemã Úrsula Von der Leyen, um dos elementos mais próximos da chanceler Angela Merkel.

Pedro Passos Coelho desloca-se quarta-feira a Berlim, onde vai marcar presença numa conferência de lançamento do programa europeu para o emprego jovem, na qual também vão participar o Presidente francês, François Hollande, e Angela Merkel.

Fonte do Ministério da Economia disse à agência Lusa que o acordo entre Portugal e a Alemanha terá, numa primeira fase, um horizonte de aplicação de três anos. Quando for aplicado no terreno permite a um jovem português fazer formação profissional ou estágio na Alemanha e a um jovem alemão fazer o mesmo em Portugal. Berlim já assinou protocolos semelhantes com Espanha e Itália.

Outra área abrangida relaciona-se com a internacionalização de empresas, sendo intenção dos dois governos a criação de mecanismos que facilitem a instalação de empresas nacionais em território alemão e empresas alemãs em Portugal.

"Em linhas gerais, o acordo aponta ainda como objectivo que os dois países procurem em conjunto soluções mais eficientes ao nível da adopção de políticas activas de emprego e na correcção dos desequilíbrios existentes entre oferta e procura no mercado de trabalho", acrescenta fonte do executivo português.

Na semana passada os líderes europeus decidiram antecipar para 2014 e 2015 seis mil milhões de euros da iniciativa garantia jovem, que tem como intenção permitir a quem tem até 25 anos e esteja no desemprego, ter acesso a um trabalho, estágio ou programa de formação.
 

Sugerir correcção
Comentar