Lesados do BES apresentam queixas-crime contra envolvidos na venda de papel comercial

Clientes vão deslocar-se esta sexta-feira a várias agências do Novo Banco.

Foto
Ricciardi diz que devem estar reunidas as condições para a venda do Novo Banco até ao Verão Enric Vives-Rubio

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) vai apresentar esta sexta-feira queixas-crime contra os responsáveis pela venda de papel comercial do GES, deslocando-se a agências do Novo Banco para identificar os envolvidos no processo.

Em comunicado, a AIEPC lamenta que "ainda persista a ideia" de que quem comprou papel comercial do GES aos balcões do antigo Banco Espírito Santo (BES) - agora Novo Banco - tinha "perfeita noção" do que estava a ser proposto e de que "não houve qualquer ato ilícito" na comercialização do produto.

"Desta forma, não nos resta outra alternativa que não seja apresentar queixa-crime contra os gestores, subdirectores e directores de agência, directores regionais, directores de zona e demais estrutura que, directa ou indirectamente, estiveram envolvidos na colocação do papel comercial na rede de retalho", afirmam os lesados do papel comercial do GES.

A associação, que representa clientes que reclamam ser reembolsados dos investimentos em papel comercial aos balcões do BES, indica que a acção principal vai ocorrer na sede do Novo Banco, em Lisboa, pelas 12h30 e que, de seguida, os lesados pretendem deslocar-se para a sede do BEST.

Outras acções vão também ocorrer, no mesmo dia, em agências do agora Novo Banco por todo o país para que os lesados, "acompanhados dos agentes de autoridade", identifiquem os colaboradores envolvidos no processo.

"O objectivo é apenas o de demonstrar ao Banco de Portugal, ao Novo Banco, demais entidades e aos portugueses que não foi nenhum acto de ganância, em busca de dinheiro fácil pelo que, acreditamos que, e à semelhança do que oficiosamente nos foi transmitido, os gestores e restantes colaboradores do então BES, agora Novo Banco, transmitam a verdade dos factores, relatando a verdade do que realmente se passou", afirma a associação, em comunicado que é assinado pelo presidente Ricardo Ângelo.

São cerca de 2500 os clientes do Novo Banco com papel comercial do GES no montante total de 527 milhões de euros que ainda não foram reembolsados.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários