Juros do crédito à habitação caem há 15 meses consecutivos

Prestação média dos empréstimos manteve-se inalterada em 239 euros.

Foto
Queda das taxas Euribor continua a reduzir prestação da casa. PÚBLICO/ARQUIVO

A taxa de juro implícita no conjunto dos empréstimos à habitação passou de 1,228% em Setembro para 1,225% em Outubro, completando uma série de 16 meses de queda, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta terça-feira.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa de juro também continua a cair, passando de 2,317% em Setembro para 2,281% em Outubro.

A queda da taxa implícita reflecte a descida das taxas Euribor, a que estão associados a quase totalidade dos contratos à habitação em Portugal. As taxas Euribor estão em mínimos históricos, com o prazo de três e seis em terreno negativo.

O valor médio da prestação vencida para o conjunto dos empréstimos manteve-se inalterado face ao observado em Setembro, fixando-se em 239 euros.

Nos contratos de crédito à habitação celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação registado em Outubro foi de 314 euros, menos um euro do que no mês anterior.

O montante de capital médio em dívida para a totalidade dos contratos de crédito à habitação foi inferior em 115 euros ao registado em Setembro, situando-se em 52.248 euros em Outubro.

Nos empréstimos celebrados nos últimos três meses, o montante médio do capital em dívida fixou-se em 85.251 euros (84.974 euros em Setembro).

Sugerir correcção
Comentar