Juros da dívida de Portugal a cair em todos os prazos para mínimos de sempre

Juros das obrigações portuguesas a dez anos estão a negociar a 1,763%.

Foto
A abertura da bolsa lisboeta acompanhou a maioria dos mercados europeus Rafael Marchante/Reuters

Os juros da dívida portuguesa estão esta segunda-feira a cair a dois, a cinco e a dez anos, fixando novos mínimos de sempre, no dia em que o Banco Central Europeu (BCE) vai iniciar a compra de dívida soberana, no montante de 60.000 milhões de euros por mês.

Ao início da manhã desta segunda-feira, os juros da dívida portuguesa a dez anos estavam a cair para 1,763%, o valor mais baixo de sempre, depois de terem terminado na sexta-feira a 1,828%.

No mesmo sentido, a cinco anos, os juros estavam a descer para 0,859%, um valor mínimo de sempre, depois de terem terminado a 0,918%, na sexta-feira.

Também os juros a dois anos estavam a recuar para mínimos históricos, 0,237%, contra 0,252% na sexta-feira.

A 17 de Maio de 2014, Portugal abandonou oficialmente o resgate sem qualquer programa cautelar e vai amortizar, ainda este mês, seis mil milhões de euros ao Fundo Internacional Monetário (FMI), de um total de 14 mil milhões de euros, que tem para pagar no prazo de dois anos e meio.

O programa de ajustamento solicitado por Portugal à troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), no valor de 78 mil milhões de euros, esteve em vigor durante cerca de três anos.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam a cair a cinco anos e a subir a dez, enquanto os de Itália estavam a descer em todos os prazos e os de Espanha estavam a descer a dois e cinco anos e a subir a dez anos.

Em relação aos juros da Grécia, estes estavam a cair a cinco anos e a subir a dez anos, para valores em torno dos 12,7% e de 9,4%, respectivamente.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários