José de Mello vende 2,59% do capital da EDP por 303 milhões

Grupo que controla a Brisa e a Cuf reduziu posição na EDP para 2% do capital.

Foto
Fotp: Filipe Arruda (arquivo)

A José de Mello Energia anunciou esta sexta-feira que concluiu a venda de mais de 94,7 milhões de acções da EDP, representativas de 2,592% do capital, por 303,3 milhões de euros.

A colocação das acções foi realizada através de um processo dirigido em exclusivo a investidores qualificados ao preço de 3,20 por acção, revelou a empresa do grupo José de Mello. “É estimado que a receita total resultante da oferta seja de 303,3 milhões e que a liquidação da oferta ocorra em 9 de Abril de 2014”, adiantou o comunicado.

A José de Mello tem agora cerca de 2% do capital da EDP, abaixo dos 2,6% detidos pelo BCP. No comunicado divulgado esta manhã, a José de Mello reitera “a sua convicção no bom desempenho no futuro da EDP”, pelo que continua a deter uma participação qualificada na EDP, “agora constituída por 73.249.881 acções, correspondente a 2% do capital social e direitos de voto”, esclarece a empresa.

A operação de venda rápida de acções (accelerated bookbuilding) a investidores qualificados, que foi anunciada na quinta-feira ao final da tarde, teve como bancos organizadores o Caixa-Banco de Investimento, o Espírito Santo Investment Bank e o Millennium Investment Banking.

No âmbito da Oferta, a José de Mello aceitou assumir perante os bancos um “compromisso de lock-up [impedimento de venda] pelo prazo de 90 dias”, a contar da data de liquidação da oferta, relativo à alienação de acções adicionais da EDP com que ficou.

Sugerir correcção
Comentar