José de Mello Saúde admite “explorar novas oportunidades de crescimento”

O grupo de saúde dono dos hospitais CUF teve um lucro de 14 milhões de euros no primeiro semestre, mais do dobro do que no mesmo período de 2013.

Foto
Os lucros da José de Mello Saúde, dona dos hospitais e clínicas CUF, cresceram 124,5% no semestre Adriano Miranda

Um dia depois de a Espírito Santo Saúde (ES Saúde) ter sido alvo de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA), o grupo José de Mello Saúde veio admitir aproveitar “oportunidades de crescimento” para reforçar o negócio da empresa em Portugal.

Num comunicado divulgado nesta quarta-feira, dia em que apresentou os resultados do segundo trimestre, o presidente do conselho de administração, Salvador de Mello, veio reforçar que o grupo “acredita no mercado nacional, pelo que continuará a explorar novas oportunidades de crescimento que alavanquem a sua base de activos em Portugal”.

Sem nunca se referir ao concorrente directo, a empresa lembra que “tem vindo a reforçar a sua presença no mercado português, tanto ao nível privado como público, não excluindo as oportunidades de crescimento que vierem a surgir”.

O lucro que a empresa apresentou nos primeiros seis meses do ano – 14,3 milhões de euros – mais do que duplica o valor registado em igual período de 2013 (um crescimento homólogo de 124,5%).

O EBITDA (resultados antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) chegou aos 31,6 milhões de euros no primeiro semestre, mais 34,1% do que no mesmo período do ano passado.

O crescimento foi acompanhado por um aumento de 8,2% dos resultados operacionais consolidados, o que a empresa diz ter sido impulsionado pelo reforço da actividade de cuidados de saúde privados, que aumentou 7,7%, e ainda pelo segmento de cuidados de saúde públicos, que teve um crescimento de 8,7%.

Nos seis primeiros meses do ano, a dívida líquida consolidada baixou em 8,6 milhões de euros em relação ao final de Dezembro do ano passado, passando para 70 milhões de euros. A redução, explica o grupo, ficou a dever-se “à geração positiva de fluxos de caixa da generalidade das unidades do grupo e à contratação de dívida adicional para fazer face aos investimentos previstos”.

Sugerir correcção
Comentar