Jerónimo Martins compra fábrica de leite a cooperativa de Portalegre

Serraleite era fornecedor do grupo que detém o Pingo Doce. Operação aguarda luz verde da Autoridade da Concorrência.

Foto
Pedro Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins Enric-Vives Rubio

A Jerónimo Martins vai comprar vários activos da Serraleite, uma cooperativa de produtores de leite de Portalegre que há muito fornece este produto para os supermercados Pingo Doce. O aviso da operação de concentração foi publicado, nesta sexta-feira, pela Autoridade da Concorrência (AdC), que terá de dar luz verde ao negócio.

Trata-se da compra do “controlo exclusivo [através de trespasse] de um conjunto de activos detidos pela Serraleite”, como a fábrica de transformação de leite e produção de derivados e os “bens corpóreos e incorpóreos”, lê-se no aviso da AdC.

O grupo Jerónimo Martins já tinha uma relação comercial com a Serraleite e esta aquisição é feita por uma empresa do grupo denominada de Jerónimo Martins Lacticínios de Portugal. Já em 2012 o presidente executivo, Pedro Soares dos Santos, adiantara que queria entrar neste sector com a “necessidade de proteger as fontes de abastecimento”.

A nova unidade de negócio, da área agro-alimentar, foi constituída o ano passado e é liderada por António Serrano, ex-ministro da Agricultura do governo de José Sócrates. A Serraleite recolhe leite dos seus associados, com uma frota própria, na região do Alentejo.

Sugerir correcção
Comentar