Japan Airlines e Airbus celebram acordo histórico

Companhia europeia assina encomenda e pisa terreno até agora da Boeing.

Foto
Segundo a Airbus, três companhias chinesas recusam-se a finalizar as ordens de encomenda de 45 Airbus A330 Romeo Gacad/AFP

A Airbus e a Japan Airlines (JAL) anunciaram nesta segunda-feira um acordo para a aquisição de 31 aeronaves, num negócio estimado em 9500 milhões de dólares (perto de 6997 milhões de euros). O director executivo da Airbus, Fabrice Brégier, informou em conferência de imprensa, citado pela Bloomberg, que a entrega dos 18 aviões A350-900 e 13 A350-1000s começará em 2019 e será distribuída ao longo de seis anos.

O Financial Times escreve que este é um duro golpe para a Boeing, responsável, até agora, pelo fabrico de 78% da frota de 214 aparelhos da companhia aérea nipónica.

A Japan Airlines fica ainda com a opção de compra de mais 25 aeronaves. O mesmo jornal lembra que este é o segundo revés, nas últimas semanas, para a americana Boeing, depois de a Coreia do Sul ter adiado uma decisão sobre a encomenda de uma nova frota de caças, negócio que chegaria aos 8 mil milhões de dólares.

A Boeing é o maior fornecedor da All Nipon Airways, a principal concorrente da JAL, tendo fabricado 81% da sua frota. A escolha da companhia europeia segue-se depois de terem sido detectados problemas nas baterias do Boeing 787 Dreamliner e as entregas adiadas. No entanto, o presidente da JAL, Yoshiaru Ueki, citado pelo Wall Street Journal, já negou que tal tenha pesado na opção pela Airbus.

Para a Airbus, este negócio resulta no reforço da posição asiática, depois de ter garantido acordos de 13 mil milhões de dólares com duas companhias chinesas, uma operadora vietnamita e uma empresa sediada em Singapura. Estima-se que este continente seja a principal fonte de encomendas da indústria aeronáutica durante as duas décadas seguintes.

 

Sugerir correcção
Comentar