Itália entrou em recessão no final de 2011, com o PIB a contrair-se 0,7%

Foto
Foto: Manuel Silvestri/ Reuters (arquivo)

A Itália entrou em recessão no fim de 2011, com um recuo do PIB de 0,7% no quarto trimestre. Na Alemanha, o crescimento robusto de 3% no ano passado sofreu um revés no final do ano, com uma contracção de 0,2% do PIB entre Outubro de Dezembro.

No entanto, no conjunto do ano passado a economia cresceu ainda 0,4% face a 2010, segundo uma estimativa rápida do instituto de estatísticas italiano publicada hoje. entre Julho e Setembro o PIB italiano já tinha recuado 0,2%.

O envolvimento de Itália na crise da dívida – com taxas de juro a dez anos que já estiveram acima de 7% – e a austeridade adoptada pelo novo Governo não eleito de Mario Monti parecem estar a ditar o caminho da contracção da actividade.

O recuo da economia alemã no quarto trimestre foi ligeiramente menos mau que os -0,3% previstos por um conju8nto de analistas ouvidos pela agência Dow Jones.

No entanto, analistas ouvidos pela AFP consideram que a contracção alemã é um questão transitória. Corrigido do número de dias úteis, o crescimento alemão foi de 3,1% em 2011.

Em França, pelo contrário, o quarto trimestre foi melhor que o previsto, registando-se uma suida de 0,2% do PIB, o que deu um crescimento de 1,7% em 2011.

Sugerir correcção
Comentar