Islândia corta até 24.000 euros nas hipotecas de cada família com empréstimos à habitação

São os credores dos bancos islandeses que irão suportar a despesa

Foto
Islândia decidiu não proteger os credores dos bancos Bob Strong/Reuters

O Governo islandês anunciou sábado ir cortar até 24.000 euros na hipoteca de cada família com empréstimos à habitação, uma promessa da campanha eleitoral apesar das advertências internacionais contra o plano.

O custo da medida está estimado em cerca de 900 milhões de euros e será financiado com impostos sobre os bancos e fundos de gestão de activos dos bancos que faliram durante a crise financeira de 2008, salientou o Governo.

O Partido Progressista, do primeiro-ministro Sigmundur David Gunnlaugsson, vencedor das eleições de Abril, tinha prometido aliviar a dívida das famílias, o que ajudou à conquista de votos na campanha.

O chefe do Governo disse após tomar posse que a medida não iria afectar as contas públicas e sugeriu de imediato que fossem os credores dos bancos islandeses a suportar a despesa.

O anúncio do corte da hipoteca levantou as vozes críticas de várias organizações internacionais como o Fundo Monetário Internacional, mas as autoridades do país estão determinadas em levar o projecto em frente.

Muitas famílias islandesas lutam com dificuldade para pagarem os seus empréstimos indexados à inflação e que pareciam seguros antes da crise de 2008 e que aumentaram acentuadamente depois do colapso da coroa islandesa face a outras moedas.

Actualmente, segundo os dados oficiais, a dívida das famílias corresponde a 108% do Produto Interno Bruto, uma percentagem alta na comparação internacional.

Com esta medida, que começará a ser aplicada em meados de 2014, o Governo pretende aumentar o rendimento disponível às famílias e incentivar a poupança.

 

Sugerir correcção
Comentar