Isabel dos Santos entra para administração da ZON

Depois do reforço accionista na operadora, a empresária anglona assume funções não executivas na Zon. Entram mais três novos administradores.

Foto
Quase 29% do capital da Zon está nas mãos de Isabel dos Santos João Henriques

A empresária Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano, foi nomeada para o conselho de administração da Zon, sem funções executivas.

A decisão foi formalizada esta terça-feira numa reunião daquele órgão e entretanto comunicada ao mercado pela operadora de telecomunicações, onde a empresária angolana é a maior accionista.

O conselho de administração passa a ter quatro novos nomes. Os novos administradores – nenhum terá funções executivas – foram cooptados para um curto mandato, que termina ainda este ano.

Para além de Isabel dos Santos, entram outros nomes que representam o reforço dos interesses angolanos na Zon: Miguel Martins, director-geral da operadora de telecomunicações Unitel, Catarina Amorim da Luz Tavira, da operadora Zap (parceira da Zon), e André Palmeiro Ribeiro, que, segundo o Diário Económico, representou a empresária na Galp.

Isabel dos Santos passou a controlar este ano quase 29% do grupo, o que lhe deu o estatuto de maior accionista ao reforçar no capital da Zon através de duas sociedades (Jadeium e Kento).

Foi com a compra de 10,96% da Caixa-Geral de Depósitos da Zon, através daquela última sociedade, que passou a deter 28,8% da empresa. Os restantes 10% pertencem à outra companhia controlada pela filha de José Eduardo dos Santos.

No BPI – onde a empresária é accionista de referência – estão concentrados, por sua vez, 7,55% da Zon, onde o banco liderado por Fernando Ulrich detém a segunda maior fatia de capital (depois de somadas as participações da Jadeium e da Kento).

Sugerir correcção
Comentar