Investimento de 25 milhões de euros em Valença vai criar mais de 70 empregos

Projectos de ampliação do parque eólico e de construção de parque temático.

Foto
O novo projecto Energy Bridge pretende transportar energia de origem eólica pelo fundo do mar irlandês Pedro Cunha

Dois investimentos de 25 milhões de euros no concelho de Valença, no sector das renováveis e do turismo e lazer, vão criar mais de 70 novos postos de trabalho no concelho, anunciou esta quinta-feira à Lusa fonte autárquica.

Em causa está a ampliação do parque eólico e a construção de um parque temático,  empreitadas que, segundo a mesma fonte, vão arrancar ainda este ano.

Segundo a fonte, o investimento na expansão do parque eólico de Valença, a cargo da empresa Ventominho, implicará a implantação de mais oito aerogeradores nos cumes dos montes de Boivão, Sanfins e Taião. Um investimento, sublinha o município, que "potencia uma melhor exploração dos recursos locais e vai duplicar as fontes de receita das eólicas para Valença".

Já o parque temático será uma nova estrutura de apoio ao turismo e ao lazer, a localizar na parte Sul do concelho entre a Silva e São Pedro da Torre, próximo ao nó da auto-estrada.

O projecto do novo equipamento prevê a construção de um parque aquático, pista de karting, um jardim das camélias, entre outros espaços.

Para o presidente da Câmara de Valença a concretização destes investimentos reflectem "uma localização estratégica do concelho e as condições favoráveis que possui para a captação de investimentos essenciais para o seu desenvolvimento".

A Declaração de Interesse Municipal destes dois projectos já foi aprovada pela autarquia e vai ser submetida à apreciação da Assembleia Municipal no final do mês.

Sugerir correcção
Comentar