Intermarché e Pingo Doce querem comprar lojas da rede Alisuper

Pelo menos nove estabelecimentos da cadeia algarvia, que esteve em processo de insolvência, vão passar para as mãos do Intermarché

Foto
Trabalhdores do Alisuper protestaram, em 2012, pelos salários em atraso Alexandre Afonso/Arquivo

O Intermarché e o Pingo Doce estão a negociar a compra de lojas que pertencem à rede de supermercados Alisuper.

De acordo com o Diário Económico, o Intermarché, rede de supermercados geridos por empresários independentes, já assinou um contrato para a aquisição de nove lojas da marca algarvia, situadas em Albufeira, Alvor, Quarteira, Aljezur, Sagres e Loulé. O negócio ainda terá de ser aprovado pela Autoridade da Concorrência mas, a concretizar-se, implica um investimento de cinco milhões de euros, refere fonte da empresa. Também o grupo Jerónimo Martins, dono do Pingo Doce, admitiu estar em negociações com o grupo Nogueira [que ficou com o Alisuper] para a aquisição de lojas, revela o diário.

No âmbito de um plano de recuperação, o empresário José Nogueira (também proprietário de duas empresas em Espanha no ramo das hortaliças, frutas e carnes) pegou no Alisuper em 2012 numa altura em que a rede de supermercados algarvia estava em sérias dificuldades financeiras, com estabelecimentos encerrados e trabalhadores despedidos. A reabertura da primeira loja com a nova gestão, nesse ano, mereceu a presença do ex-ministro da Economia Álvaro Santos Pereira. 

A compra das 26 lojas ao grupo Alicoop (que detinha as empresas Alisuper, Macral e Geneco, todas insolventes) representou um investimento directo de 16 milhões de euros, correspondendo a 20% da dívida do grupo que ascendia aos 80 milhões. O plano de relançamento da empresa, acordado com os credores, previa que esse montante fosse pago num prazo de 13 anos, com juros à taxa zero. José Nogueira assumiu ainda o pagamento de uma dívida de 1,4 milhões, contraída pelos trabalhadores, a título individual, ao BPN, sugerida pela antiga administração como forma de salvarem os postos de trabalho. No total, o negócio envolveu 26 milhões de euros. 

Mais recentemente, José Nogueira admitiu que a empresa estava novamente em dificuldades e os trabalhadores também denunciaram atrasos no pagamento de salários.O Alisuper tem lojas no Algarve, Seixal, Cascais, Oeiras e Moimenta da Beira.

Sugerir correcção
Comentar