O Instituto Pedro Nunes (IPN), de Coimbra, vai integrar um projecto internacional de criação de uma incubadora de empresas em águas internacionais, a cerca de 22 quilómetros de Silicon Valley, nos Estados Unidos da América.
Silicon Valley é uma região dos EUA onde está instalado um conjunto de empresas que tem como o objectivo gerar inovações científicas e tecnológicas.
Teresa Mendes, directora do IPN, explicou que a empresa irá participar no projecto Blueseed que pretende instalar uma incubadora de empresas num navio em águas internacionais, para que as empresas interessadas possam temporariamente desenvolver negócios e parcerias sem as exigências de visto de trabalho dos EUA.
“Esta localização, em águas internacionais, permite a empreendedores não americanos desenvolver os seus negócios em Silicon Valley, aligeirando a carga burocrática”, disse hoje a responsável à agência Lusa.
O IPN apoia cerca de 180 empresas, com volume de facturação anual superior a 75 milhões e mais de 1700 postos de trabalho directos altamente qualificados.
O projecto Blueseed terá início no próximo ano, dando assim oportunidade às empresas apoiadas pelo IPN de se expandirem e formalizarem negócios e parcerias com congéneres americanas.
“Fomos convidados e aderimos à ideia, que defende a universalidade das parcerias”, disse Teresa Mendes.
Criado em 1991, por iniciativa da Universidade de Coimbra, o IPN promove a inovação e o empreendedorismo na área científica e tecnológica, através da ligação entre a universidade e o mundo empresarial.

Comentários