A inflação espanhola manteve-se em Dezembro e fechou o ano de 2012 nos 2,9%, segundo o indicador avançado do índice de preços no consumidor (IPC) hoje publicado pelo instituto de estatísticas de Espanha.
Depois do pico inflacionista de Outubro, em que os preços chegaram aos 3,5%, em Novembro a inflação desceu para 2,9% graças à baixa do preço dos medicamentos e outros produtos farmacêuticos, bem como dos combustíveis e lubrificantes.
A confirmarem-se as estimativas (os dados definitivos só serão publicados no próximo dia 15), a inflação será quase cinco décimas superior à registada no fecho de 2011, situando-se quase nos níveis de 2010, quando atingiu os 3%.
O valor de 2012 deve ficar abaixo do registado no primeiro ano da crise, em 2007, quando o IPC disparou até aos 4,2% (que compara com os 2,7% de 2006).

Comentar