Inflação cai 0,3 pontos percentuais em Abril

Taxa de variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor caiu para 1,7%.

Foto
Principais reduções ocorreramna na habitação, água, electricidade e gás Mustafa Ozer/AFP

A taxa de variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor caiu 0,3 pontos percentuais em Abril para 1,7%, em comparação com Março. Excluindo da inflação a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa passou de 1% em Março para 0,8% em Abril.

De acordo com o INE, as principais reduções na taxa de variação média dos últimos doze meses, comparativamente com Março de 2013, ocorreram na habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis - com uma redução de 0,6 pontos percentuais para 6,5% - e dos Transportes, com uma variação de 1,0% (1,7% no mês anterior).

Os resultados continuam a ser influenciados “pela dissipação de diversos efeitos que estavam a influenciar o comportamento dos preços”, como o aumento do IVA do gás natural e da electricidade de 6% para 23% em Outubro de 2011.

Já o índice harmonizado de preços no consumidor passou de 2% em Março para 1,8% em Abril. "Em Março de 2013 esta taxa foi inferior em 0,3 pontos percentuais à observada para os países pertencentes à área do Euro", refere o INE.

Sugerir correcção
Comentar