Produtores de medicamentos e Infarmed unem-se para promover exportação

Acordo assinado visa a internacionalização das empresas farmacêuticas.

Foto
Indústria farmacêutica quer exportar mais Nelson Garrido

Um conjunto de produtores e exportadores de medicamentos e a autoridade que regula o sector (Infarmed) assinaram um acordo para promover a exportação e internacionalização das empresas farmacêuticas, um mercado que em 2012 ultrapassou os 702 milhões de euros.

Com a duração de dois anos, o protocolo foi assinado entre a PharmaPortugal, uma parceria de produtores e exportadores da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), e o Infarmed.

Os subscritores comprometem-se a "conjugar esforços para aumentar o valor das exportações a partir de Portugal",  através do desenvolvimento dos actuais mercados e da abertura a novos, refere uma nota conjunta divulgada esta quarta-feira.

Ao Infarmed caberá agilizar e simplificar os procedimentos nacionais necessários à exportação de medicamentos e facilitar o contacto com as autoridades congéneres.

Criado em 2005, o PharmaPortugal (Projecto Estratégico para Exportação e Internacionalização da Indústria Farmacêutica) integra actualmente 11 empresas: Atral, Azevedos, BASI, Bial, Bluepharma, Edol, Iberfar, Lusomedicamenta, Medinfar, Tecnifar e Tecnimede.

Sugerir correcção
Comentar