Inapa formaliza compra da Korda e estreia-se no mercado turco

Autoridade da Concorrência da Turquia aprovou operação

Foto
Inapa formaliza compra da empresa turca Korda Baz Ratner/Reuters

A Inapa formalizou, nesta terça-feira, a aquisição de 100% do capital social da Korda, empresa turca de distribuição de papel, detida pela KHB Beteiligungs e a Korab International Holdings. A operação, cujo valor não foi divulgado, foi aprovada pela Autoridade da Concorrência da Turquia e faz parte do plano estratégico até 2015.

“Esta aquisição permitirá à Inapa entrar num dos mercados mais dinâmicos do mundo, a Turquia, tornar-se num líder neste mercado e reforçar a sua posição como distribuidor de papel no mercado internacional”, refere a Inapa, no comunicado que enviou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Com o território europeu a crescer lentamente, a Inapa quer diversificar geografias. Até agora, Angola era o único país fora da Europa onde a empresa portuguesa (com 32,7% do capital nas mãos do Estado) tinha presença. Alemanha e França são os principais clientes (pesam, respectivamente, 52% e 27% no total das vendas) e para contornar a redução de vendas nos mercados chave deu, agora, um passo nos mercados emergentes.

Os 55 trabalhadores da Korda serão mantidos e a intenção é alargar a equipa. Entre Janeiro e Março as vendas da Inapa caíram 6% em comparação com o mesmo período de 2012, para 228,3 milhões de euros. Ainda assim, os lucros cresceram 14% para 1,11 milhões de euros graças à redução de custos. Este ano, e além da Korda, a Inapa comprou a portuguesa Crediforma e alienou 60% da Print Media Factoring na Alemanha.

Sugerir correcção
Comentar