A Intercontinental Exchange, a bolsa de futuros de mercadorias e energia, lançou uma oferta pública de aquisição sobre a NYSE Euronext, oferendo 8,2 mil milhões de dólares (6,1 mil milhões de euros) em dinheiro e acções para controlar a maior gestora de plataformas bolsistas do mundo, onde está integrada a bolsa de Lisboa portuguesa.
A ICE revela, em comunicado, que pretende pagar 33,12 dólares por acção, o que representa um prémio de 38% face à cotação do título na sessão de ontem, que avaliava a empresa em 5,8 mil milhões de dólares.
As primeiras notícias davam conta de negociações netre as administrações dos dois grupos bolsistas, mas o comunicado da ICE esclarece que os termos do negócio já foram acordados pelos conselhos de administração de ambas as empresas.
De acordo com o comunicado, os accionistas da NYSE EURONEXT passaram a controlar 36% da ICE, sendo que as bolsas da Euronext, as plataformas de Paris, Amesterdão, Bruxelas e Lisboa, podem ser objecto de um IPO, do novo grupo a constituir.
Se não levantar reservas aos reguladores, a oferta da ICE pode estar concluída na segunda metade do próximo ano.

Comentar