Iberostar na corrida pelos hotéis Tivoli

Fundo norte-americano Pimco, o grupo hoteleiro Iberostar e a suíça Helvetia terão apresentado oferta de 333 milhões de euros pelos hotéis do Grupo Espírito Santo.

Foto
Além de São Paulo, cadeia do Grupo Espírito Santo tem hotel na Praia do Forte e 12 unidades em Portugal Daniel Rocha

Um consórcio composto pelo fundo norte-americano Pimco, o grupo hoteleiro espanhol Iberostar e a suíça Helvetia terá apresentado uma oferta de 333 milhões de euros pelos hotéis Tivoli, detidos pelo Grupo Espírito Santo (GES) através da Rioforte, que concentra os activos não financeiros da ES International, a holding do Luxemburgo que controla os principais negócios do grupo.

A notícia, avançada pelo jornal espanhol Expansíon, não foi confirmada pelo grupo português, que está a desfazer-se dos negócios não bancários. De acordo com a imprensa espanhola, à Pimco caberá o investimento financeiro e à Iberostar a gestão e administração das unidades hoteleiras. Em cima da mesa, haverá também ofertas de um grupo tailandês, do fundo de investimento Cerberus (com sede em Nova Iorque) e de um investidor português. Depois da entrega das várias propostas, a Rioforte está agora na fase final de escolha.

Foi na década de 1990 que o GES investiu, pela primeira vez, na hotelaria. Comprou três hotéis em Lagos, Carvoeiro e na marina de Vilamoura e expandiu a rede para Lisboa, Coimbra e Sintra. O Brasil também entrou no portefólio da empresa, com um hotel em São Paulo e um resort na Praia do Forte, em Salvador da Baía. No total, detém 14 unidades e três mil quartos.

Em 2013, a taxa de ocupação subiu 0,5 pontos para 61%, graças ao Algarve. Em declarações ao Press Tur, e fazendo um balanço do ano passado, Alexandre Solleiro, presidente executivo da Tivoli Hotéis, afirmou que este era o objectivo para o ano passado. A indefinição quanto ao futuro da empresa não perturba o seu trabalho, garantiu.

Sugerir correcção
Comentar