A Iberdrola anunciou nesta segunda-feira a venda de 32 parques eólicos em França por um total de 400 milhões de euros. A eléctrica espanhola vendeu a totalidade do capital dos parques à General Electric, MEAG e à EDF, segundo o comunicado enviado pela empresa ao regulador do mercado mobiliário em Espanha.
No comunicado, a Iberdrola anuncia que as norte-americanas General Electric e MEAG ficaram cada uma com 40% do bolo total dos 32 parques, enquanto a francesa EDF comprou os restantes 20%.
A operação garante 350 milhões de euros no imediato para a Iberdrola. Os restantes 50 milhões de euros serão pagos à medida que são cumpridos alguns requisitos estabelecidos no acordo de venda.
No sábado, o presidente da Bolívia, Evo Morales, decretou a expropriação e nacionalização de duas empresas de distribuição de electricidade da Iberdrola no país, justificando a decisão com a diferença dos preços praticados na zona urbana e rural na Bolívia.
O Governo espanhol contestou a decisão da Bolívia, que respondeu nesta segunda-feira, anunciando que Espanha iria receber uma indeminização ajustada pela perda das duas empresas.

Comentar