Hollande confirma que França não vai atingir crescimento de 0,8% em 2013

Será feita uma nova previsão em Março.

Foto
Um "Presidente normal", e depois, o que tem mais para oferecer? Martin Bureau/AFP (arquivo)

O Presidente francês, François Hollande, confirmou nesta terça-feira, em Atenas, que a economia francesa não vai crescer 0,8 por cento em 2013, como o Governo tinha previsto.

"Não vamos atingir os 0,8 por cento [de crescimento] que estavam previstos”, disse Hollande numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras. Uma nova previsão de crescimento será definida “no final de Março, com o Alto Conselho das Finanças Públicas”.

Hollande sublinhou, no entanto, que, embora a França não tenha atingido os seus objectivos, a sua situação é “menos má” do que a dos seus parceiros europeus, acrescentando que no último trimestre toda a zona euro estava em recessão. O Presidente francês distinguiu em particular a situação da Grécia, “que vive o sexto ano de recessão e cuja produção nacional baixou 25 por cento nesse período”, mas elogiou “as reformas muito importantes” que permitiram a Atenas “ter resultados em matéria de redução do défice público”.

Hollande, que visita a Grécia com uma grande comitiva de empresários, manifestou a sua solidariedade com a Grécia e convidou os empresários franceses a investirem no país. “Não vim apenas para expressar a minha confiança na Grécia, mas também para dizer às empresas do meu país que têm de investir aqui”, disse.
 

Sugerir correcção
Comentar