Há 16,4 milhões de depositantes em Portugal com menos de 100 mil euros

Apenas 1,2% dos aforradores em Portugal não estão abrangidos pela garantia de depósitos.

Foto
Deco explica que muitas famílias só pedem ajuda quando já não têm recuperação possível por ausência total de rendimentos Manuel Roberto

O número de depositantes em Portugal com menos de 100 mil euros ascende a 16,4 milhões, representando 98,8% dos aforradores, segundo o último relatório e contas do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), relativo a 2011.

O plano inicial de resgate financeiro a Chipre, que previa a aplicação de uma sobretaxa a todos os depósitos nos bancos cipriotas, quebrava a regra europeia de assegurar o reembolso dos saldos de cada depositante até ao limite de 100 mil euros, abrindo um precedente na zona euro que levou analistas a temerem pela confiança dos cidadãos no sistema financeiro.

Em Portugal, 1,2% dos depositantes não são abrangidos por este sistema de garantia, mas a soma destes depósitos representa 41,5% do montante total depositado.

Segundo o Diário Económico, a fatia de depositantes que fica de fora da garantia correspondia em 2011 a 197 mil depositantes, e cada um tinha em média 332,5 mil euros depositados.

Com montantes até aos dez mil euros havia 83,2% de depositantes; 9,6% tinham entre dez mil e 25 mil euros; 4,1% tinham depositado entre 25 mil e 50 mil euros, enquanto no patamar seguinte (entre os 50 mil e os 100 mil) estavam 1,9% dos depositantes.
 
 

Sugerir correcção
Comentar