Guimarães recebe congresso mundial de empreendedorismo

Evento agendado para 2016 leva 500 especialistas em empreendedorismo e inovação à cidade minhota.

Foto
Município de Guimarães e BIC Minho foram as entidades responsáveis pela candidatura. Manuel Roberto

O anúncio foi feito pela European BIC Network (EBN) na semana passada, em Milão, e significa que a candidatura de Guimarães foi a escolhida para acolher o Congresso Mundial de Empreendedorismo e Inovação no próximo ano.

O evento terá como mote “Revisitar o passado, viver o presente, criar o futuro” e vai levar 500 especialistas em empreendedorismo ao distrito de Braga em 2016.

Entre os participantes na 25º edição do congresso anual da rede mundial European Union Business and Innovation Centres (EU-BIC) vão estar responsáveis por organismos da União Europeia, como a comissão e direcções-gerais, informou a BIC Minho em comunicado.

A candidatura organizada em parceria pela BIC Minho e pelo Câmara Municipal de Guimarães foi a escolhida num concurso que contava também com a participação da cidade de Paris.

O presidente do município, Domingos Braga, citado no comunicado, refere que “Guimarães reúne condições únicas para se afirmar como o principal polo dinamizador do desenvolvimento económico e competitividade”.

No mesmo comunicado, pode ler-se que a “forte tradição industrial” e os “excelentes exemplos de indústrias que apostaram na inovação e na criatividade” pesaram na decisão da EBN.

Esta é a segunda vez que o congresso decorre em Portugal, depois de o Porto ter recebido o evento em 2001. O 24º congresso realiza-se em Bruxelas pela com o tema “Novas fronteiras para empreendedores inovadores ” e decorre nos últimos dias de Outubro deste ano.

Lançado pela UE em 1984, ainda antes da adesão de Portugal à comunidade europeia, o conceito EU-BIC tem como objectivo de promover o desenvolvimento e a competitividade das regiões europeias através do apoio à criação e modernização das pequenas e médias empresas.

Para além da BIC Minho, há em Portugal mais sete centros deste género, distribuídos entre Continente e Madeira. 

Sugerir correcção
Comentar