Greve no Metro de Lisboa até às 10h desta segunda-feira

Carris vai reforçar alguns trajectos.

Foto
Do Metropolitano de Lisboa saíram 82 trabalhadores entre o final de 2010 e Dezembro do ano passado Pedro Cunha

As estações do Metropolitano de Lisboa abrem nesta segunda-feira apenas às 10h, devido a uma greve parcial dos trabalhadores, que decorre esta manhã, para contestar as condições de trabalho, informou a empresa.

A greve parcial dos trabalhadores decorre entre as 6h30, hora normal de abertura das estações, e as 9h30, devendo a abertura das estações e a circulação das composições acontecer a partir das 10h, divulgou a empresa, em comunicado.

A paralisação, convocada por diversos sindicatos, é a primeira desta semana, já que se realizará outra greve parcial na quarta-feira.

Os trabalhadores do metro já realizaram uma greve nestes moldes a 23 de Fevereiro e adiaram para esta segunda e quarta-feira uma outra que esteve marcada para 26 do mês passado.

Na altura, a greve convocada devido “às péssimas condições de trabalho que estão a ser impostas aos trabalhadores, sobretudo na área operacional”, foi então adiada “em sinal de boa-fé devido à realização de uma reunião com a empresa marcada para dia 6 de Março, com vontade de resolver as questões”, disse então Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

No entanto, no passado dia 6, a reunião não chegou a realizar-se “porque os sindicatos decidiram avançar com dois pré-avisos de greve, para os próximos dias 16 e 18 de Março”, informou a empresa.

Segundo o sindicato, entre as razões para a greve estão “a falta de diálogo, quer por parte da empresa quer do Governo, para resolver os problemas concretos de trabalho da maior parte das categorias profissionais, a redução cada vez mais acentuada do número de trabalhadores" e "a defesa da empresa enquanto empresa pública”.

Devido à greve, a Carris vai reforçar o número de autocarros nos trajectos servidos pelas carreiras 726 (Sapadores-Pontinha), 736 (Cais do Sodré-Odivelas), 744 (Marquês de Pombal-Moscavide) e 746 (Marquês de Pombal-Estação da Damaia), que coincidem com eixos servidos pelo Metro, acrescentou o Metropolitano, em comunicado.

Sugerir correcção
Comentar