Greve na Lufthansa cancela 1700 voos

Paralisação marcada para terça e quarta-feira vai afectar 180 mil passageiros.

Foto
AFP/CHRISTOF STACHE

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou nesta segunda-feira o cancelamento de 1700 voos nos próximos dois dias, devido à greve dos pilotos. No total, serão afectados pelo cancelamento 180.000 passageiros, indicou a Lufthansa em comunicado.

Após dois dias de pausa, o sindicato dos pilotos Vereinigung Cockpit anunciou que a greve será retomada a partir de terça-feira, por não ter havido acordo nas negociações salariais.

Um porta-voz da companhia aérea indicou à AFP que já foi feita uma diligência junto do Tribunal do Trabalho de Munique no sentido de pôr fim à greve, que começou na quarta-feira. Na semana passada, a Lufthansa tinha tentado suspender a greve recorrendo ao Tribunal do Trabalho de Frankfurt, mas sem sucesso.

Na terça-feira serão afectados pela greve os voos domésticos e no dia seguinte serão os voos de médio e longo curso, precisou a Lufthansa. Desde a passada quarta-feira, mais de 525.000 passageiros foram prejudicados pelas perturbações nos voos.

O diferendo entre o sindicato e a administração da Lufthansa prolonga-se desde Abril de 2014. O sindicato indica que não houve aumentos salariais nos últimos cinco anos, quando a empresa regista lucros, e exige uma valorização salarial com efeitos retroactivos e correspondente em média a 3,66% por ano.

A Lufthansa rejeita categoricamente a reivindicação e afirma que os seus pilotos ganham mais do que os da concorrência. Na sexta-feira, o grupo propôs o pagamento de um prémio representando 1,8 meses de salário para compensar a ausência de actualização salarial desde 2012 e avançou ainda com a proposta de um aumento salarial de 4,4% em dois anos, o que o Cockpit recusou.
 

 

Sugerir correcção
Comentar