Greve dos trabalhadores do handling desconvocada

Paralisação começava esta sexta-feira. Sindicato e Governo chegaram a um acordo.

Foto
Aeroporto vai, afinal, funcionar normalmente no fim-de-semana Foto: Miguel Manso

A greve dos trabalhadores do handling, que começava esta sexta-feira, foi desconvocada depois de ter sido alcançado um compromisso entre o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) e o Governo, disse à Lusa o dirigente sindical Fernando Henriques.

Após uma reunião entre o Governo e o SITAVA, disse o dirigente, foi alcançado um compromisso que vai ao encontro das reivindicações da estrutura sindical.

Os trabalhadores dos serviços de assistência nos aeroportos iniciavam na sexta-feira o primeiro de três dias de greve, que terminava às 24h de domingo.

O pré-aviso de greve incluía as empresas Groundforce e Portway, mas também todos os trabalhadores de empresas de trabalho temporário e prestadoras de serviço que atuam na área do handling.

O SITAVA exigia que o Governo anulasse o despacho do executivo de Passos Coelho, que permitiu um terceiro operador de handling no aeroporto de Lisboa, cumprindo aliás a recomendação que foi aprovada no Parlamento a 31 de Março, pelo PS, PCP, BE e PEV.

Os trabalhadores do handling são responsáveis pelo check-in, pelas escadas e reboques (que retiram os aviões do estacionamento), o terminal de bagagens e o serviço de controlo de passageiros.

Sugerir correcção
Comentar