Grécia estende até terça-feira prazo de operação de recompra da dívida

Primeira fase terminou dia 7 de Dezembro, mas não terá sido suficiente para recomprar os 30 mil milhões de euros pretendidos pelo Governo.

Operação de recompra faz reduzir dívida pública grega John Kolesidis/Reuters

A operação de recompra aos investidores privados de títulos de dívida pública da Grécia foi estendida até terça-feira às 12h00, confirmou esta segunda-feira a agência de gestão da dívida grega (PDMA), citada pela AFP.

A primeira fase da operação decorreu na semana passada. O Governo pretendia recomprar títulos com um valor nominal de 30 mil milhões de euros, cumprindo uma das medidas acordadas com a troika para tornar o valor da dívida pública grega mais sustentável no longo prazo.

De acordo com a imprensa grega, citada pela agência, o objectivo não terá sido cumprido. O jornal económico Naftemporiki refere que a PDMA recolheu cerca de 27 mil milhões de euros de ofertas, abaixo “do objectivo inicial”. Já o site Capital.gr diz que o Governo helénico terá tomado a decisão de estender o prazo no domingo, depois de ter discutido o assunto com responsáveis da zona euro.

A dívida pública grega está neste momento extremamente desvalorizada nos mercados, devido ao risco de Atenas se ver forçada, no futuro, a realizar uma nova reestruturação de dívida. O Estado grego, financiado pelos seus parceiros europeus e pelo FMI, está a tentar beneficiar com esta operação, oferecendo agora cerca de dez mil milhões de euros por títulos pelos quais teria de pagar, quando chegassem à maturidade, cerca de 30 mil milhões de euros.

A operação leva a que se registe uma redução acentuada da dívida pública grega.
 
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues