Grécia emite dívida com forte descida da taxa de juro

Leilão de obrigações a três meses teve uma procura duas vezes superior à oferta.

Foto
Grécia melhora condições de financiamento

A Grécia continua a dar passos firmes para recuperar a confiança dos mercados. Esta terça-feira, o Tesouro helénico colocou 1625 milhões de euros em dívida a três meses com uma taxa de juro de 2,45%, que é quase 0,7 pontos percentuais inferior à que tinha pago, há cerca de um mês, por uma emissão com maturidade semelhante.

A procura pelos títulos colocados a leilão mais do que duplicou os 1625 milhões de euros que acabaram por ser colocados, o que melhora também as condições de mercado que a emissão registou. A 18 de Março passado, a procura tinha sido 2,38 vezes superior à oferta estatal e, desta vez, ultrapassou 2,73 vezes a base do leilão.

A Grécia está a beneficiar da melhoria das suas contas públicas na relação com os mercados, nomeadamente pelo facto de ter atingido, em 2013, um excedente orçamental primário. Mas também pelo facto de o pior da crise do euro ter-se desvanecido e de a pressão dos investidores sobre a dívida dos países periféricos ter abrandado.

Na semana passada, o Tesouro grego realizou uma emissão de títulos de longo prazo, a primeira em quatro anos, com a taxa de juro final a ficar em 4,75%. No mercado secundário, a taxa de juro a dez anos estava esta terça-feira em 6,24%.

Sugerir correcção
Comentar