Governo junta serviços de atendimento na segurança social

Integração será feita à semelhança do que está a ser preparado para os centros de emprego e permitirá poupar um milhão de euros por ano.

Foto
Autonomia dos serviços está garantida, diz ministro Mota Soares

Até ao final do ano, 12 serviços de atendimento do Instituto de Gestão Financeira (IGFSS) passarão a funcionar em espaços do Instituto de Segurança Social (ISS). A notícia foi avançada nesta terça-feira pelo ministro Pedro Mota Soares, durante uma audição na comissão parlamentar do Trabalho e da Segurança Social, garantindo que a autonomia dos dois institutos será mantida.

Durante o debate, o secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho, não revelou as localidades em que ocorrerá essa partilha de instalações, argumentando que a informação ainda não foi transmitida aos funcionários. Adiantou apenas que 12 fusões previstas, oito ocorrerão em Setembro, duas em Outubro e duas em Dezembro.

Este movimento de integração dos serviços do IGFSS e do ISS é muito semelhante ao que já se iniciou com a fusão do atendimento dos centros de emprego, geridos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e dos serviços de segurança social em 15 localidades do país. 

Este movimento de integração dos serviços do IGFSS e do ISS é muito semelhante ao que já se iniciou com a fusão do atendimento dos centros de emprego e dos serviços de segurança social em 15 localidades do país.

O ministro do Emprego e da Segurança Social anunciou que dez dos 15 locais já estão aprovados. “Queremos manter separados, tal como estão, o IEFP e o ISS, mas queremos que se encontrem soluções de co-habitação de espaços ao longo do país, para que estes dois serviços partilhem rendas, consumos de energia e outros encargos correntes. Fazemo-lo para que seja o contribuinte o principal beneficiado”, garantiu Pedro Mota Soares.

Agora a intenção é aplicar esta ideia aos serviços do instituto que paga as prestações sociais e do instituto que gere o contencioso, embora o ministro não tenha precisado em que localidades esta junção do atendimento será iniciada.

Mais tarde, Agostinho Branquinho revelou que dos 10 processos já aprovados, já forma tomadas decisões em relação a seis localidades. Em Ourique, Moncorvo, Estremoz e Vila Real de Santo António o atendimento dos serviços da segurança social passa para as instalações do IEFP. Em Arcos de Valdevez e Vila Real o atendimento dos centros de emprego passará a ser feito nas instalações da segurança social.

Segundo o ministro, “esta lógica permitirá uma poupança que estimamos que seja de cerca de um milhão de euros ao ano e que se mostra vital para o reequilíbrio financeiro dos serviços”.


Sugerir correcção
Comentar