Governo escolhe António Brigas Afonso para liderar o fisco

Substituto de José Azevedo Pereira à frente da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) é um homem da casa e vem das Alfândegas.

Foto
Ana Luísa Silva

O Governo escolheu o sub-director para a área dos impostos especiais sobre o consumo, António Brigas Afonso, para liderar a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Segundo a edição desta terça-feira do Jornal de Negócios, o novo líder do fisco será coadjuvado pelo actual subdirector-geral para a justiça tributária, José Maria Pires, outro dos nomes que figuravam na lista final apresentada pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap) ao Governo e que manterá o mesmo cargo.

António Brigas Afonso irá substituir José Azevedo Pereira na liderança da AT, estrutura que administra cerca de 60% de toda a receita pública. Fora da corrida fica Abílio Morgado, quadro do Centro de Estudos Fiscais e assessor do Presidente da República.

O jornal escreve ainda que António Brigas Afonso integra o corpo docente do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal e é tido por quem o conhece como “um funcionário público ‘à moda antiga’, dedicado, diplomático e com um profundo conhecimento técnico das matérias”.

Em 1997 ascendeu ao cargo de director de serviços da Direcção-Geral das Alfândegas e, três anos depois, subiu para a subdirectoria. Quando, em 2001, o responsável máximo, João Sousa, saiu em protesto contra a fusão entre as Alfândegas e a Informática e os Impostos, Brigas Afonso substituiu-o, passando a liderar uma equipa de mais de mil pessoas. Na nova estrutura da AT, assumiu o cargo de subdirector-geral para a área dos impostos especiais sobre o consumo.

Conferir “maior transparência aos actos da Administração Tributária” e contribuir por uma “maior humanização da máquina fiscal” são dois dos desafios que lhe são apontados, escreve o Negócios.

Sugerir correcção
Comentar