Governo encerra em Agosto renegociação de concessões rodoviárias

Por fechar está a negociação das subconcessões geridas pela Infraestruturas de Portugal.

Foto
Pires de Lima diz que renegociações renderam poupança de 7,2 mil milhões de euros. Daniel Rocha

O Governo vai encerrar no final de Agosto a renegociação de todas as concessões rodoviárias, anunciou hoje o secretário de Estado dos Transportes e Infra-estruturas e Comunicações, Sérgio Monteiro.

"Está terminado o trabalho com as concessões e uma poupança de 3,8 mil milhões de euros. Falta fechar a negociação das subconcessões geridas pelas Infraestruturas de Portugal", disse o governante, no final do conselho de ministros onde foi aprovada a alteração ao contrato da auto-estrada do Algarve.

Quanto às subconcessões, cujos contractos vão agora ser negociados pela Infraestruturas de Portugal, Sérgio Monteiro explicou que no próximo mês essas alterações vão ser aprovadas pelo conselho de ministros.

"O primeiro bloco de quatro [subconcessões] vai ser [tratado] no próximo conselho de ministros, na primeira quinzena de Agosto. As restantes três subconcessões vão ser no conselho de ministros seguinte. Em Agosto vamos terminar este processo, tal como nos comprometemos há quatro anos com os portugueses", afirmou Sérgio Monteiro.

A alteração ao contrato da concessão da auto-estrada do Algarve foi hoje aprovada pelo Conselho de Ministros, representando uma poupança de 85 milhões de euros.

Mas o valor total de poupança com estas negociações de contrato é maior, destacou o ministro da Economia, Pires de Lima: "7,2 mil milhões de euros, um valor que merece ser fixado por todos os portugueses como o que se conseguiu poupar aos contribuintes por causa da renegociação".

O ministro disse ainda que estas renegociações são uma medida de combate ao "desperdício" nas rendas pagas pelo Estado e que foram negociadas pelo anterior governo.

Sugerir correcção
Comentar