Governo e parceiros sociais discutem actualização do salário mínimo na quinta-feira

Foto
Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Rui Gaudêncio

O Governo convocou os parceiros sociais para uma reunião, em sede de Concertação Social, na próxima quinta-feira, para debater a actualização do salário mínimo nacional para o próximo ano, disse à Lusa fonte sindical.

De acordo com a ordem de trabalhos do próximo encontro entre o Governo e as confederações patronais e sindicais, existem dois pontos em discussão: apresentação da versão preliminar do Livro Verde das Relações Laborais (2016) e a continuação da discussão sobre actualização da Remuneração Mínima Mensal Garantida (RMMG) para 2017.

O tema do salário mínimo tem estado no centro do debate nas últimas semanas, tendo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebido os parceiros sociais na semana passada para auscultar patrões e sindicatos sobre a possibilidade de um acordo de médio prazo em sede de Concertação Social que abranja outras matérias, além da RMMG.

O Governo comprometeu-se a aumentar o salário mínimo nacional de forma progressiva, de modo a que este atinja os 600 euros em 2019.

O salário mínimo foi fixado nos 530 euros este ano, devendo chegar aos 557 euros em 2017 e aos 580 euros em 2018, antes de chegar aos 600 euros em 2019.

Carlos César, líder parlamentar do PS, garantiu na segunda-feira que em 2017 o salário mínimo será mesmo de 557 euros.

Sugerir correcção
Comentar