Governo e bancos acertaram esta sexta-feira uma nova estratégia que tem como objectivo facilitar o fluxo de crédito às empresas, especialmente as de menor dimensão.
Redução de spreads (margem do banco) da linha de financiamento PME Crescimento e criação de uma nova linha de crédito vocacionada para apoiar as exportações são algumas das medidas saídas do encontro que juntou em Lisboa os ministros das Finanças e da Economia e representantes da Associação Portuguesa de Bancos.
O Executivo quis dar eco público do encontro e, por isso, ao contrário do que aconteceu em anteriores reuniões, foi mesmo permitida a tomada de imagens antes do início formal da reunião. E no final foi distribuído um documento com as principais conclusões — algo que também não sucedera no passado.
Já depois da cimeira Governo-banca, numa conferência promovida pela Caixa Geral de Depósitos, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira afirmou que o Executivo e os bancos estão a demonstrar uma firme “vontade para reduzir os custos do financiamento das pequenas e médias empresas (PME)”, promovendo, desta forma, o crescimento e o emprego.
Já o titular das Finanças, Vítor Gaspar, referiu que a relação entre os dois ministérios sinaliza “um novo momento” para promover o financiamento e o investimento”.
O comunicado da reunião assinala que “é necessário criar condições para que empresas com projectos de investimento rentáveis e com risco limitado possam aceder a financiamento bancário em condições atraentes.”

Comentar