Governo diz que OCDE compreende medidas de apoio às empresas

O ministro da Economia este reunido com representantes da organização em Paris.

O ministro da Economia disse à Lusa, em Paris, que recebeu "compreensão e apoio" da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) quanto às medidas que está a desenvolver na área da capitalização de empresas.

Manuel Caldeira Cabral esteve reunido, esta manhã, com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, tendo depois participado no conselho da organização e tido um encontro com Catherine Mann, Economista-chefe da OCDE.

"O que foi interessante foi recolhermos, no fundo, uma compreensão e um apoio para as medidas que estamos a desenvolver na área da capitalização porque houve, de facto, algum consenso de que são medidas que respondem a um dos principais problemas das empresas portuguesas", disse Manuel Caldeira Cabral, em referência ao endividamento.

O ministro acrescentou que o objetivo das medidas é fazer com que "Portugal possa vir a ter um novo ciclo de investimento, não só em sectores diferentes do passado, mas também um ciclo de investimento que não corresponda a um novo ciclo de endividamento".

"Estamos a apresentar uma política interessante porque ao mesmo tempo que faz alterações legislativas e alterações fiscais que apoiam e incentivam as empresas a reforçar os seus capitais, reduzindo o endividamento, cria fundos que apoiam as empresas que estão em boas condições para investir para que tenham acesso a financiamento por entrada de capital mais do que financiamento por endividamento", declarou.

Além de servir para "apresentar à OCDE um conjunto de políticas e de reformas que o Governo português está a fazer", a visita serviu para apresentar "alguns dos problemas que a economia portuguesa tem", nomeadamente em termos "de endividamento, de défice de educação, de oportunidades que a economia portuguesa tem para o estrangeiro e a parte de soluções para estes problemas".

Esta tarde, o ministro português reúne-se com o homólogo francês, Emmanuel Macron, para uma "troca de ideias" sobre o programa de apoio ao empreendedorismo Startup Portugal, apresentado em Março pelo Governo.

Além disso, o responsável pela pasta da Economia salientou "a boa colaboração que existe entre os dois países nas áreas do investimento estrangeiro, nas áreas da exportação e do acesso a mercados, mas também na noção que há uma grande comunidade de portugueses em França que hoje são trabalhadores, mas são também investidores".

Na agenda do ministro, está ainda uma reunião com Carlos Vinhas Pereira, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, "para mostrar que o Governo português está ao lado destes investidores quer eles estejam a trabalhar e a investir em França como empresários portugueses radicados em França, quer se eles quiserem vir investir para Portugal, criar empregos em Portugal e encontrar oportunidades de negócio interessantes em Portugal".

Sugerir correcção
Comentar