Governo diz que números do desemprego estão dentro das previsões

Secretário de Estado do Emprego afirma que números do Eurostat estão dentro das previsões do Governo e que a oferta educativa deve estar mais orientada para as necessidades das empresas

Foto
O secretário de Estado do Emprego afirma que é preciso "reorientar a formação para as necessidades das empresas" Nuno Ferreira Santos/PÚBLICO

A taxa de 16,3% de desemprego anunciada pelo Eurostat para Novembro de 2012 corresponde às expectativas do Governo, afirmou nesta terça-feira à agência Lusa o secretário de Estado do Emprego, Pedro Martins.

"O desemprego continua a ser uma das maiores preocupações [do Governo]”, afirmou Pedro Martins, que ressalvou, no entanto, que "estes números estão enquadrados nas previsões que o Governo apresentou em relação à taxa de desemprego de 2012”.

No final de uma visita à Escola Profissional de Ourém, o secretário de Estado afirmou também que parte das soluções para o desemprego em Portugal será "orientar a formação para as necessidades das empresas" e "reforçar a atractividade [dos cursos], elevando a qualidade formativa", de forma a atingir a meta de 70% de empregabilidade. 

Para Pedro Martins, "a economia carece de oferta profissionalizante" e "não basta "racionalizar as ofertas". 

O gabinete de estatísticas da Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira que a taxa de desemprego em Portugal durante Novembro de 2012 se manteve nos 16,3%, o mesmo valor avançado para Outubro. De acordo com os cálculos do Eurostat, o desemprego na zona euro atingiu um valor-recorde de 11,8% em Novembro, ao crescer 0,1 pontos em relação a Outubro de 2012. 
 
 

Sugerir correcção
Comentar