Governo deixa apresentação do DEO para quarta-feira

Documento foi aprovado pelo Conselho de Ministros desta segunda-feira.

Foto
Paulo Portas e Maria Luís Albuquerque DANIEL ROCHA

O Documento de Estratégia Orçamental será apresentado na quarta-feira, estando ainda a decorrer neste momento "trabalho técnico muito complexo" que é necessário para a conclusão do relatório.

O intervalo de tempo entre a aprovação do documento em conselho de ministros (que aconteceu esta segunda-feira) e a divulgação pública do seu conteúdo é explicada por fonte oficial do Ministério das Finanças pelo facto de "a transposição das decisões do Conselho de Ministros para o DEO implicar trabalho técnico muito complexo". "Não estaremos em condições de apresentar o documento durante o dia de hoje em horas razoáveis", afirma a mesma fonte.

É no DEO que o Governo irá apresentar os seus planos para a evolução das finanças públicas durante os próximos quatro anos. Este é um relatório que tem de ser apresentado todos os anos até ao final de Abril, mas que este ano tem uma importância especial, já que define a estratégia orçamental do Governo para o período após ao actual programa da troika.

Será neste documento que o Executivo irá ainda revelar de que forma é que pretende tornar permanentes os actuais cortes aplicados aos salários da função pública e às pensões.

Sugerir correcção
Comentar