Governo aprovou anteprojecto das Grandes Opções do Plano para 2014

Documento segue na próxima semana para o Conselho Económico e Social.

Foto
“A economia ressente-se de uma situação tão grave”, afirmou o ministro Marques Guedes DANIEL ROCHA

O Governo aprovou, nesta quinta-feira em Conselho de Ministros, o anteprojecto das Grandes Opções do Plano para 2014. Porém, o cenário macro económico em que se baseia terá ainda de ser actualizado.

O documento, que traça as opções do Governo para a diferentes áreas de governação, segue no início da próxima semana para o Conselho Económico e Social que dará o seu parecer. Depois da análise e discussão com os parceiros sociais, as GOP serão definitivamente aprovadas já que têm de acompanhar o Orçamento de Estado de 2014, que tem de entrar na AR até 15 de Oububro.

Porém, salvaguardou o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, o cenário macro-económico em que se baseia, que decorre da sétima avaliação da troika, concluída em Maio, está desacutalizado pelo que o documento deverá ser actualizado após a oitava e nova avaliação, que têm início a 16 de Setembro.

Segundo o Goveno "este documento espelha a preocupação do Governo com a protecção social e solidariedade, concretamente através do aprofundamento de iniciativas no âmbito do Programa de Emergência Social, aliada a uma forte dimensão reformista que impulsionará as suas políticas nesta fase da legislatura, nomeadamente por intermédio da implementação de medidas que permitam o reforço da competitividade e a recuperação da actividade económica."

O equilíbrio das contas públicas continuará na ordem do dia, adianta o comunicado do Conselho de Ministros.

Sugerir correcção
Comentar