Governo aprova venda das seguradoras da CGD

Fidelidade, Multicare e Cares serão alienadas em conjunto.

Foto
Helder Olino

O Governo aprovou nesta quinta-feira a venda das três empresas seguradoras da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Em causa está a alienação das participações na Fidelidade, Multicare e Cares, uma operação que terá lugar ao longo deste ano.

As três seguradoras deverão ser alienadas em conjunto, “um modelo que assegura a preservação da unidade estratégica do grupo segurador”.

Luís Marques Guedes, ministro da Presidência, adiantou que a venda poderá ser feita “de forma directa ou indirecta” a “investidores de referência nacionais ou estrangeiros”. “O entendimento do Governo é que haverá vantagens de fazer a alienação do conjunto das seguradoras”, precisou, acrescentado que “não é de descartar” outra solução. “Depende da receptividade dos investidores e do mercado”, justificou.

O ministro da Presidência destacou ainda que o processo deverá iniciar-se “no início do mês de Junho” e que o objectivo é que esteja concluído antes do final do ano.

“Consagra-se ainda a alienação de um máximo de 5% de acções a trabalhadores das empresas seguradoras do grupo CGD, bem como a possibilidade de se proceder à alienação de participações minoritárias mediante oferta pública de venda, que pode ser combinada com venda directa institucional”, refere o comunicado do Conselho de Ministros.

 
 
 

Sugerir correcção
Comentar