Governo apresenta DEO às 17h30

Documento releva estratégia pós-troika e forma como cortes de salários e pensões serão tornados permanentes.

Foto
Maria Luís Albuquerque e Pedro Mota Soares reagiram aos mais recentes números do INE Enric Vives Rubio

O Documento de Estratégia Orçamental (DEO) será apresentado nesta quarta-feira, às 17h30, dois dias depois de ter sido aprovado em Conselho de Ministros.

O intervalo de tempo entre a aprovação do documento em Conselho de Ministros e a divulgação pública do seu conteúdo foi explicada por fonte oficial do Ministério das Finanças pelo facto de "a transposição das decisões do Conselho de Ministros para o DEO implicar trabalho técnico muito complexo". 

É no DEO que o Governo irá apresentar os seus planos para a evolução das finanças públicas durante os próximos quatro anos. Este é um relatório que tem de ser apresentado todos os anos até ao final de Abril, mas que este ano tem uma importância especial, já que define a estratégia orçamental do Governo para o período após ao actual programa da troika.

Será neste documento que o executivo irá ainda revelar de que forma é que pretende tornar permanentes os actuais cortes aplicados aos salários da função pública e às pensões.

O documento será apresentado na Presidência do Conselho de Ministros por Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças, Luís Marques Guedes, ministro da Presidência. Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, também deverá estar presente.

Sugerir correcção
Comentar