Governo aguarda proposta melhorada da Alstom para compra da EMEF

Franceses têm até dia 20. Restam três empresas na corrida pela privatização da CP Carga.

Foto
O objectivo de extinguir a FCM foi anunciada por Sérgio Monteiro em Setembro de 2011 Enric Vives-Rubio

O grupo francês Alstom tem até à próxima segunda-feira para apresentar uma proposta melhorada à compra da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), que deve ser decidida na quinta-feira juntamente com a CP Carga.

"É nossa intenção trabalhar no sentido de poder submeter a Conselho de Ministros na próxima semana uma decisão sobre as duas privatizações", afirmou o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, em conferência de imprensa, no final da reunião do executivo.

O governante admitiu que a queixa da Bombardier junto da Comissão Europeia, alegando que a EMEF recebeu ajudas estatais de 90 milhões de euros, "não facilita o processo [de privatização]", realçando que a empresa precisa de injecção de capital de investidores privados para se poder modernizar.

"O objectivo não é o encaixe financeiro em si, embora seja importante, mas não é determinante. Mantemos o empenho em conseguir que [a privatização] tenha sucesso, mas temos que aguardar pelo dia 20 para apresentação da proposta melhorada por parte da Alstom".

O Governo aprovou na passada quinta-feira a passagem à fase de negociações da proposta do grupo francês Alstom no processo de privatização da EMEF, deixando pelo caminho a proposta da alemã Bavaria.

"Apesar de o processo de reprivatização da EMEF ter motivado o interesse por parte de 11 potenciais investidores, apenas a proposta apresentada pela Alstom Transport Holdings, B.V., reúne condições de base para o cumprimento das exigências do caderno de encargos", anunciou então o Governo.

Já o processo de privatização da CP Carga, empresa detida a 100% pela CP - Comboios de Portugal que se dedica ao transporte de mercadorias e de bens, está mais adiantado, estando os assessores da CP e a comissão de acompanhamento já a analisar as propostas melhoradas do três candidatos que passaram à fase de negociações.

O Governo aprovou na passada quinta-feira a passagem à fase de negociações de três dos quatro candidatos à privatização da CP Carga - Atena Equity Partners SCR, S.A., Cofihold Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A., e da Mediterranean Shipping Company Rail (Portugal) Operadores Ferroviários S.A.

Pelo caminho ficou a proposta da Spring Watter Capital LLC, fundo de investimento com centros administrativos em Genebra e no Luxemburgo.

Sugerir correcção
Comentar