Governo afasta gestor dos swaps nomeado para fiscalizar empresas públicas

Despacho de exoneração de Coutinho dos Santos, antigo director financeiro da Metro do Porto, foi publicado nesta segunda-feira.

Foto
Despacho de nomeação foi assinado pela secretária de Estado do Tesouro Nuno Ferreira Santos

Está oficialmente afastado do cargo o gestor que o Ministério das Finanças tinha escolhido para coordenar a nova unidade técnica que vai fiscalizar as contas das empresas públicas. O despacho de exoneração de Coutinho dos Santos, que lidou com contratos swap problemáticos enquanto director financeiro da Metro do Porto, foi publicado nesta segunda-feira em Diário da República.

“Considerando que o doutorado Mário João Coutinho dos Santos solicitou, a 27 de Agosto, a sua exoneração do cargo de coordenador da Unidade Técnica de Acompanhamento e de Monitorização do Sector Público Empresarial (UTAM), com efeitos a 29 de Agosto”, a secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, determina a exoneração do gestor.

O PÚBLICO noticiou no sábado que Coutinho dos Santos foi nomeado, a 18 de Agosto, para coordenar a UTAM, sob proposta de Fernando Pacheco, o responsável máximo desta unidade técnica que vai arrancar no último trimestre deste ano. O despacho de designação também era assinado pela secretária de Estado do Tesouro.

O pedido de renúncia reflectido no despacho publicado nesta segunda-feira foi feito precisamente no dia em que o PÚBLICO colocou as primeiras questões ao Ministério das Finanças sobre a UTAM.

Coutinho dos Santos, que referiu ter pedido a demissão por motivos de reforma, foi director financeiro da Metro do Porto entre 2006 e 2010, o período em que foi subscrita mais de uma dezena de derivados de cobertura de risco considerados especulativos numa auditoria conduzida pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

A sua passagem pela direcção financeira foi omitida do currículo anexado ao despacho de nomeação.
 

  



Sugerir correcção
Comentar