Gás natural deverá aumentar 2,4% a partir de Julho

Famílias abrangidas são as que estão no mercado regulado.

Foto
Ignição não chegou a ocorrer, porque alguém se apercebeu do cheiro a gás Mário Roberto/Arquivo

As tarifas transitórias de gás natural deverão subir em média 2,4% a partir de 1 de Julho para os consumidores domésticos, que ainda se encontram na tarifa regulada, de acordo com a proposta divulgada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Esta variação média de 2,4% vai repercutir-se num acréscimo de 32 cêntimos por mês numa factura média de cerca de 14 euros, o que corresponde a um casal sem filhos, e de 56 cêntimos por mês para uma factura média de cerca de 27 euros, o que corresponde ao consumo médio de um casal com filhos.

Na tarifa social, o aumento será de 1,0% para os consumidores considerados economicamente vulneráveis, ou seja, de 13 cêntimos numa factura mensal de 13 euros. A tarifa social não é revista trimestralmente e, como tal, vigorará durante um ano, entre 1 de Julho de 2014 e 30 de Junho de 2015.

O aumento, que terá de ser aprovado depois de ouvido o Conselho Tarifário, entra em vigor a 1 de Julho e é susceptível de revisão trimestral.

Na tarifa social, o aumento será de 1% para os consumidores considerados economicamente vulneráveis, ou seja, de 13 cêntimos numa factura mensal de 13 euros. A tarifa social não é revista trimestralmente e, como tal, vigorará durante um ano, entre 1 de Julho de 2014 e 30 de Junho de 2015.

A proposta de preços agora apresentada terá de ser submetida ao Conselho Tarifário, que tem até 15 de Maio para emitir um parecer, decorrendo um período de um mês depois disso para a ERSE tomar uma decisão final, a 15 de Junho.

Segundo um comunicado da ERSE, as tarifas transitórias abrangem os cerca de 765 mil consumidores que ainda estão no mercado regulado. Os restantes 585 mil consumidores já tinham aderido ao mercado livre.

Para quem tem um consumo anual acima de 500 metros cúbicos, o período transitório de passagem para o mercado livre vai até Dezembro deste ano; a segunda fase transitória dura até ao final de 2015 e acontece para os clientes com consumos anuais até 500 metros cúbicos.

Sugerir correcção
Comentar