Garantia mútua viabilizou mais de 2300 milhões de crédito à economia em 2013

No ano passado foram prestadas novas garantias no montante de 1155 milhões de euros.

Foto
As empresas com um peso mais significativo de trabalhadores com salário mínimo são as que podem sofrer mais com a medida Adelaide Carneiro

O sistema nacional de garantia mútua (SNGM) viabilizou em 2013 a concessão de mais de 2300 milhões de euros de crédito à economia, adiantou nesta quinta-feira à Lusa fonte da SPGM - Sociedade de Investimento, gestora do sistema.

Segundo a SPGM, no ano passado foram prestadas novas garantias no montante de 1155 milhões de euros, 21% acima dos objectivos fixados às quatro sociedades de garantia mútua (SGM) existentes: Norgarante, Lisgarante, Garval e Agrogarante.

Quanto aos sinistros registados, ficaram 30% aquém do previsto, totalizando 135 milhões de euros, quando as estimativas apontavam para 193 milhões de euros de perdas com as garantias executadas pelos beneficiários.

Para o presidente da SPGM e das quatro SGM existentes em Portugal, José Fernando Figueiredo, "o ano correu bem e foi possível à garantia mútua ajudar muitos milhares de empresas a desenvolver a sua actividade e a lançar novos projectos, nomeadamente nos sectores de bens transaccionáveis e com forte cariz exportador".

Nesses, considera, é já "visível alguma recuperação do tecido empresarial".

Introduzida em Portugal há 20 anos por iniciativa do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) e dos principais bancos a operar no país, a garantia mútua facilita o acesso ao crédito por parte das pequenas e médias empresas que, ao contratarem uma garantia, se tornam beneficiárias do sistema e accionistas da SGM emitente.

Actualmente, segundo a SPGM, servem-se do sistema perto de 70 mil pequenas e médias empresas nacionais, tendo o sistema encerrado 2013 com uma carteira viva superior a 3000 milhões de euros, ligeiramente acima de 2012.

No total, ao longo dos 20 anos do sistema em Portugal, as garantias emitidas (incluindo renovações e plafonds) superam já os 8500 milhões de euros, o que, refere a SPGM, se traduziu na "sustentabilidade de mais de 1,1 milhões de postos de trabalho".

Desde a fundação, a taxa de sinistralidade acumulada do sistema atinge os 6,3% sobre a carteira de garantias emitidas, que é o indicador usado internacionalmente para medir o 'malparado' no sector.

Um valor que, segundo José Fernando Figueiredo, "compara muito favoravelmente com muitos dos parceiros internacionais e, mesmo, com o crédito vencido evidenciado pela banca nacional no segmento das PME, ainda que, naturalmente, venha a aumentar nos últimos anos, muito por força da crise vivida pela economia".
 

Sugerir correcção
Comentar