Galp expande-se na Gâmbia e Suazilândia

Foto
D.R.

A Galp abriu dois novos postos de abastecimento de combustível na Gâmbia e na Suazilândia, informou hoje a empresa.

Na Gâmbia, onde inaugurou uma nova bomba de combustíveis na semana passada, a Galp conta actualmente 11 postos de abastecimento e uma quota de 38% do mercado, indica em comunicado.

Quanto ao volume de negócios, atingiu 19 milhões de euros no primeiro semestre, mais 33% do que nos primeiros seis meses de 2010. Quanto às vendas de combustível, cresceram 15% face ao período homólogo do ano passado, totalizando 20 mil toneladas de produtos petrolíferos vendidos.

Já na Suazilândia, que fica próxima se Moçambique, da rede da Galp fazem parte 23 postos, que venderam 58 mil toneladas e 52 milhões de euros no primeiro semestre, mais 27% do que em 2010.

Actualmente, a petrolífera portuguesa vende combustíveis em seis países africanos: além da Gâmbia e da Suazilândia, também Moçambique, Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau. Ao todo, são 103 estações de serviço em África, em países onde as quotas de mercado variam entre os 10 e os 40%, detalha a companhia.

Por outro lado, a venda de combustíveis por grosso estende-se à aviação, marinha e indústria e à comercialização de GPL.

No total, até Setembro de 2011 o volume de produtos petrolíferos vendidos no continente africano ascendeu a 241 milhões de euros, mais 42% do que nos primeiros nove meses do ano passado.

Estas receitas traduziram-se na comercialização de 521 mil toneladas, mais 17% que no mesmo período de 2010.

Sugerir correcção
Comentar