Galp Energia e Gold Energy vencem leilão de energia da Deco

Propostas referem-se a tarifa combinada de electricidade e gás natural simples e bi-horária. Inscritos no leilão vão receber os cálculos com estimativa da poupança.

Foto
No leilão, inscreveram-se cerca de 160 mil clientes Nel´

A Galp Energia e a Gold Energy foram as empresas vencedoras do segundo leilão de energia lançado pela Deco, com modalidades diferentes: tarifários simples de electricidade e ofertas combinadas (electricidade e gás natural).

A proposta apresentada pela Galp venceu na modalidade de electricidade simples e dual, enquanto a Gold Energy (grupo Dourogas) foi a escolhida nas ofertas combinadas de tarifa bi-horária, anunciou nesta terça-feira a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

O nome das empresas que concorreram ao leilão não foi divulgado pela Deco. No entanto, para além das duas empresas vencedoras, só a EDP é que tem ofertas combinadas. O grupo liderado por António Mexia chegou a levantar o caderno de encargos do leilão mas, segundo o Diário Económico, optou por ficar de fora, deixando na prática a Galp e a Gold Energy isoladas na corrida no segmento do tarifário combinado de electricidade e gás natural.

A este leilão aderiram cerca de 160 mil clientes, muito abaixo dos 600 mil inscritos na primeira iniciativa da Deco, lançada no ano passado e abrangendo apenas propostas de tarifas de electricidade. Com essa iniciativa, que a Deco justificou com a necessidade de pressionar os operadores a descer os preços, só 7% dos inscritos acabaram por formalizar uma mudança de comercializador, para a Endesa, vencedora do leilão.

O segundo leilão de energia — onde as modalidades das propostas foram alargadas, para incluir as ofertas combinadas — coincide com o aumento médio de 2,4% das tarifas, que entra em vigor nesta terça-feira. Essa foi uma das razões que, segundo a Deco, motivaram a associação a lançar esta segunda iniciativa. “Os consumidores que aderirem aos tarifários vencedores poderão beneficiar de um preço fixo no gás até à revisão anual de Julho de 2015 e só verão a sua tarifa da electricidade revista em Janeiro de 2015”, explica a Deco, em comunicado.

A associação assegura ainda que os clientes que contratarem os tarifários vencedores não são penalizados caso cessem o contrato de fornecimento de energia antecipadamente.

De acordo com a Deco, a poupança anual para os consumidores que optem por uma das modalidades vencedoras do leilão podem oscilar “entre 4% e 7%”, traduzindo-se entre 16 e 152 euros. A associação acrescentou, em comunicado, que esta iniciativa permite ainda “um contrato limpo de qualquer cláusula lesiva dos interesses dos consumidores”, possibilitando que “os tarifários não estejam indexados aos aumentos trimestrais do regulador”. Os consumidores podem decidir, a partir de 15 de Julho, se querem mudar de comercializador ou se se mantêm com o actual operador.

Sugerir correcção
Comentar