Campanha na energia junta Galp e Continente para captar clientes

Utilizadores do cartão Continente podem aceder a descontos na luz, gás e combustíveis.

Foto
Há 700 postos Galp aderentes à promoção com o cartão Continente Foto: Paulo Ricca / PÚBLICO

Combustíveis, gás e electricidade. As ofertas integradas deram o mote a uma parceria entre o Continente e a Galp que prevê descontos em energia para os utilizadores do cartão Continente (o cartão de fidelização do Continente), desde que façam o pagamento dos serviços através de débito directo e factura electrónica.

Chama-se plano Energia3 e, segundo o comunicado divulgado esta segunda-feira pelas empresas, estará disponível a partir de 26 de Dezembro. O Continente e a Galp garantem que esta parceria permitirá aos utilizadores do Cartão Continente “poupanças médias anuais estimadas em cerca de 150 euros”.

“O novo plano Energia3 oferece descontos até 50% nos termos fixos da electricidade e do gás natural, de 10% na aquisição de gás garrafa e de 12 cêntimos em cada litro de combustível. O valor dos descontos é acumulado no Cartão Continente”, lê-se na nota de imprensa. Porém, estes descontos de 50% são válidos apenas para os clientes residenciais de electricidade e gás com débito directo e factura electrónica e as adesões terão de realizar-se até ao dia 28 de Fevereiro.

“Os clientes podem facilmente aderir ao Plano Energia3 através da celebração de um contrato de fornecimento de electricidade ou de electricidade e gás natural, recebendo em cada factura mensal um cupão com o valor equivalente ao desconto nos termos fixos de electricidade e de gás natural, o qual deverá ser carregado em cartão numa loja Continente”, explicam as empresas.

Quanto ao combustível, por cada compra nas lojas Continente de valor igual ou superior a 30 euros, os clientes Energia3  “recebem um cupão de desconto de 12 cêntimos, em vez dos 10 cêntimos oferecidos aos restantes clientes em compras do mesmo valor”, que poderão usar num dos cerca de 700 postos Galp aderentes. Por cada litro abastecido, o cliente acumulará 12 cêntimos no saldo do cartão, até ao limite de 60 litros por abastecimento.

Já a compra de garrafas de gás até 13kg em qualquer loja Continente tem associado um desconto de 10%, também carregado em cartão. Esta oferta é limitada à aquisição de uma garrafa por mês.

O saldo acumulado poderá ser utilizado a partir do dia seguinte em compras em todas as lojas Continente, Well’s, Note, Bom Bocado, Mo e Zippy.

Disputa de mercado
Segundo os últimos dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sobre o mercado liberalizado do gás, no terceiro trimestre deste ano (quando havia um total de 744 mil clientes), a Galp manteve a sua quota de mercado em consumos (69%), mas continuou a reduzir a fatia de mercado em clientes (tem uma quota de 25%, cabendo a liderança à EDP, com 45%), mantendo-se no terceiro lugar neste indicador.

De acordo com o regulador, é nos segmentos industrial e de “grandes clientes” (quotas de 70%) que a petrolífera suporta a sua liderança no gás, pois no segmento residencial a presença diminuiu até Setembro. A Galp passou de uma quota de 29,8%, para 27%, estando no terceiro lugar, atrás da Goldenergy (28%) e EDP (45%).

Já na electricidade, onde em Outubro havia no mercado livre 3,29 milhões de clientes, a Galp aumentou a quota de clientes em 0,2 pontos percentuais para 5,3% e a de consumo em 0,1 pontos percentuais, para 6,7%, muito abaixo da EDP, que tem 85,9% do mercado livre em clientes e 45,6% do consumo. Segundo a ERSE, no segmento doméstico a fatia de mercado da Galp era em Outubro de 4,8%, atrás da GN Fenosa, Iberdrola, Endesa e da líder EDP (81%).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários